Para a nossa época atual, 2013/2014, tínhamos em perspetiva mais uma grande edição pois havia grupos muito equilibrados, e como sempre havia favoritos ao trofeu mesmo antes do início da competição.
No grupo A, constituído por Manchester United, Bayer Leverkusen, Shakthar Donetsk e a Real Sociedade, sendo que o Manchester era claramente favorito a passar o grupo e a ganhar a competição, demonstrando o seu favoritismo ao passar o grupo no primeiro lugar relegando o terceiro classificado do campeonato alemão, Bayer, para o segundo lugar.
Já no grupo B esperava se com ansiedade o duelo de Gigantes entre Real Madrid e Juventus, abafando assim um pouco a presença do Galatasaray, campeão da Turquia e do modesto Copenhaga, campeão da Dinamarca. Surpreendentemente a Juventus, bicampeã italiana em título, viu se relegada para a terceira posição, assumindo o Galatasaray o lugar que sobrou ou seja o segundo lugar, pois o primeiro ficou entregue ao Real Madrid.
Já no grupo C, tínhamos a presença do vice-campeão Português, o Sport Lisboa e Benfica, dividindo o grupo com o campeão grego o Olympiakos, os magnatas de frança do Paris Saint Germain, e o modesto Anderlecht. O Benfica desiludiu um pouco os seus adeptos ao terminar no terceiro posto, sendo o PSG e o Olympiakos os apurados.
No grupo D previa se novamente um duelo de gigantes entre o poderoso Bayern Munique e o Manchester City alimentado pelos petrodólares das arabias. Com estes duelos e com os dois primeiros lugares para estas equipas os restantes lugares ficaram entregues ao Viktoria Plzen e ao CSKA Moscovo.
No grupo E tínhamos o Chelsea do português José Mourinho, que passou em primeiro lugar mas com algumas dificuldades principalmente nos jogos em casa, ficando o Schalke 04 com o segundo lugar, o Basileia com o terceiro e por fim o Steua da Roménia.
O grupo F, era o chamado “grupo da morte”, pois havia duelos entre Arsenal, Borussia de Dortmund, Nápoles e o Marselha. Os dois primeiros lugares ficaram entregues ao Borussia de Dortmund e ao Arsenal, numa fase de grupos de loucos onde os três primeiros classificados terminaram com 12 pontos cada um, um feito único nesta competição.
No Grupo G contávamos com a participação do campeão Português o Futebol Clube do Porto, já campeão europeu por mais que uma vez, e sempre um favorito a esta competição e que surpreendentemente desiludiu tudo e todos. Ao terminar em terceiro lugar, deixou os dois primeiros lugares para o Zenit e Atlético de Madrid, ficando o estreante Áustria de Viena no quarto e ultimo lugar.
Por fim no grupo H, tínhamos a presença de um grupo histórico, onde o todo-poderoso Barcelona desfilou com facilidade nesta fase da competição, onde o AC Milan termina em segundo lugar, relegando o Ajax e o Celtic para as duas posições finais.
Assim, a nosso ver os principais favoritos a coqnuista da competiçao eram o Real Madrid, Bayern, Chelsea, Barcelona, Juventus, PSG, Manchester City, Manchester United.